O INQUISIDOR DE IDÉIAS

Mais um final de semana violento no RJ… até onde vamos aguentar? | 23 de Março de 2009

Até que ponto os moradores do Rio de Janeiro serão obrigados a conviver com o medo da violência urbana que assola a cidade.

A sensação que se tem é de que a qualquer momento se pode levar uma bala perdida. Não há condições de sair à noite nem à tarde.

O jornal O Dia, de 23 de março, divulgou o balanço da violência durante o final de semana.

A invasão de traficantes da Rocinha à Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, provocou pânico entre moradores do bairro e também de Botafogo e Lagoa durante a madrugada e a tarde de domingo.

O pânico entre as pessoas foi tanto que na rua Siqueira Campos, os motoristas abandonaram os carros.

 

“Parecia guerra. Acordei apavorado, pensando que os tiros eram na sala da minha casa”, disse morador da Sacopã.

 

O policiamento foi reforçado no acesso pela Lagoa.

 

E como se isso não bastasse também houve outro caso bem curioso como prova de que os cidadãos cariocas estão se tornando reféns do medo.

Também de acordo com reportagem divulgada pelo Jornal O Dia, a violência afeta também os fies da igreja Anunciação a Nossa Senhora, no bairro Riachuelo, que partir de abril terá o horário da tradicional missa das 18 horas alterado para às 17 horas devido à violência no local.

 

“Essa região fica deserta. É muito perigoso sair da missa à noite”. Padre Ricardo Baktiewicz

 

Pois é, o que dizer de uma situação como essa? Onde a rotina de vida de pessoas de bem são alteradas; o direito de ir e vir, teoricamente assegurado pela constituição brasileira é constantemente ameaçado pelas facções criminosas que dominam o estado, entre outras formas de coagir o cidadão.

Será que só aumentar o policiamento nessas áreas de risco adiantaria alguma coisa? Não sei. Pois tendo visto que na linha vermelha, por exemplo, existem vários postos de policiamento e a cinqüenta metros de qualquer um dele, se o cidadão sofrer algum tipo de coação e pedir ajuda para os policiais, nada acontece, pois eles alegam que não podem sair dos seus postos de trabalho. Ora, então para que existem os policiais ali? Essa é a pergunta que qualquer pessoa que precisou deles se faz.

Para acompanhar e cobrar os seus direitos, tirar duvidas quanto a segurança,  você pode acessar site do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

 

 

Link:

 

http://www.governo.rj.gov.br/Seguranca.asp

 

 

 

 

Nos vemos logo!

 

Geovana de Castro


Publicado em Uncategorized

Deixe um Comentário »

Deixe um comentário

About author

Sou estudante de jornalismo apaixonada pela profissão e sempre procurando o conhecimento de coisas novas e emocionantes. A criação deste blog é uma grande realização. Sejam todos muito bem vindos!

Pesquisar

Navegação

Categorias:

Links:

Archives:

Feeds